Atabaques Bantu
.....as casas de Tradição Bantu chamam seus tambores de Jingomas (plural de Ngoma), os de
afinação grave são chamados "Roncador” (embora essa definição provavelmente venha do
Iorubá / gege: "Ilu Rum”, que significa "Tambor que ronca”), os de afinação média, "Socador” e os de
afinação aguda "crivador”.
O hábito de se usar os tambores Jingoma em trio é proveniente, prinicipalmente, do povo Tchokwe e
dos Lunda Kioko (que deu origem, no Brasil, ao culto Omolokô). Outros povos da cultura Bantu como
Nkongo, Ngola, Shona, Moçambique (Yangana), Zulu, Bemba (Zâmbia), Ajaua (Zimbábue), Lingala
(Zaire) e outros faziam uso de quatro ou cinco Jingomas..
Na antiguidade africana e brasileira encontramos as seguintes denominações para o trio de
tambores:
Ngoma Tixina = Grave
Ngoma Mukundu = Médio
Ngoma Kasumbi = Agudo
ou
Ngómba = Grave
Ngónje = Médio
Gongê = Agudo
Na África Bantu, esses tambores possuem o nome genérico de Ngoma, mas há tambores com
funções e nomes particulares:
Ngoma Chikulu (Grave), Ngoma Nchinga (Médio) e Ngoma Shingomane (Agudo) – Tambores usados
pelos Shangana e pelos Chope em Moçambique;
Há também os tambores Bikula, instrumentos de 80 centímetros a um metro, tocados no alto, de pé, e
que só existiam nas casas dos grandes chefes.
Os Zimpungi, chamados de "pontas de elefante” , que também são três (Nuni, Nkazi e Muana -
marido, mulher e filho).
Há ainda em algumas regiões de Angola, o grande tambor Ngundu-lilu, de três ou quatro metros de
altura e os tambores comuns chamados Zindundungu, tambores menores.
No Brasil encontramos ainda as seguintes denominações (que variam de terreiro a terreiro):
Candongueiro, Tantã, Macumba, Caxambu, Tambor-de-crioulo, Carimbó, Tambu, Encomba, Incomba,
Ingono, Pai João, Mãe Joana, Sangaviva, Gambá, Zampé, Guzuunga, Chama, Chamador, Cadete, Pai
Tôco e Agida. Na América Central são encontrados como Encomo, Makuta, Bencomo, Cosilleremá,
Tahona, Tumbadeira, Bongô (tambor de origem egípcia) Quinto, Tumbadora, Tumba e Conga.
Esses últimos termos foram usados comercialmente para definir, genericamente, no Brasil, os
tambores de origem Bantu e gradativamente estão substituindo os atabaques nos terreiros
Angola / Congo e nas Umbandas, principalmente.
Os Yorubá chamavam seus tambores, genéricamente de Ilus, embora esta denominação seja mais
comum nas tradições de origem Nagô / Ijexá, com seus tambores cilíndricos: Yan (tambor grave),
Melé (tambor médio), Oncó (tambor agudo). As nações Yorubás na África, possuíam um tambor
especial dedicado a cada divindade, ou seja, cada orixá possuía seu tambor. Seria muito extenso
colocarmos aqui todos os nomes dos tambores por lá utilizados, já que entre os Yorubás existem
cerca de 600 divindades. Lembramos apenas que alguns nomes de ritmos ritualísticos que existem
no Brasil, na África são nomes de tambores, tais como o Igbim e o gigantesco tambor Sató.
Os nomes Rum (tambor grave)/Pi (tambor médio)/Lé (tambor agudo) provém, originalmente, dos Fon /
Gêge e foram apropriados pela cultura Yorubá e Bantu no Brasil. Os atabaques brasileiros são
conhecidos com estes nomes.
Fonte: texto Mestre Obashanan