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D O B U R U

Esù - Nomes e Atributos


ESU YANGI

O primeiro da criação, a laterita vermelha

ESU AGBA

Aquele que é o ancestral

ESU IGBA KETA

O dono da cabaça, o Igba Odu

ESU OKOTO

O dono da evolução, o caracol.

ESU OBASIN

O pai de todos os Esu

ESU ODARA

O Esu da felicidade

ESU OJISE EBO

O Esu que leva as mensagens ao Orisa

ESU ELERU

O Esu que leva o carrego dos iniciados

ESU ENUGBARIJO

O Esu que trás a prosperidade

ESU ELEGBARA

O Esu que detém o poder da transmutação

ESU BARA

O Esu dono do movimento do corpo humano

ESU OLONAN

O dono de todos os caminhos

ESU OLOBÉ

O dono da faca ritual

ESU ELEBÓ

O Esu que recebe as oferendas

ESU ODUSO

O Esu que vigia os oráculos

ESU ELEPO

O Esu do azeite de dendê

ESU INA

O Esu do fogo (saudado no Ipade)


Desstaque das funções desses Esu ancestrais nos rituais



Esu Yangi: É o princípio de tudo, a própria memória de Olodunmarê, seu criador.

Esu Agba ou Esu Agbo: É o nome que mostra sua ancianidade; ele é o mais velho e, por conseqüência, o pai que é retratado no mito em que Orunmila o persegue através dos nove Orun.

Esu igba keta: É o terceiro aspecto mais importante de Esu que está ligado ao número três, a terceira cabaça onde ele é representado pela figura de barro junto aos elementos da criação.

Esu ikorita meta: É ligado ao encontro dos caminhos ou a encruzilhada; o encontro de três ruas ( Y ).

Esu Okoto: É o representado pelo caracol agulha, mostra a evolução de tudo que existe sobre a terra, eE está ligado ao Orisa Aje Saluga, o antigo Orisa da riqueza dos Yoruba.

Esu Obasin: É por este nome é conhecido e cultuado em Ile Ifé.

Esu Odara: É o que, se satisfeito através do sacrificio, traz a felicidade ao sacrificante.

Esu Ojisé ébó: É ele que observa todos os sacrifícios rituais e recomenda sua aceitação, levando as súplicas a Olodunmarê.

Esu Eleru: É o que leva os carregos dos iniciados (Erupin).

Esu Enugbarijo: É o que devolve a todos o sacrifício em forma de benefícios.

Esu Elegbara: É o todo poderoso que transforma o mal em bem, cujo poder reside na transformação das coisas.

Esu Bara: É um dos mais importantes aspectos de Esu, pois ele é o Esu do movimento do corpo humano, infundido no corpo pré-humano, ainda no Orun por Obatala, sendo "assentado" no momento da iniciação, junto com o Ori e o Orisa individual.

Esu Lonã: É o senhor de todos os caminhos do mundo.

Esu Olobé: É dono do obé (faca), tem que reverenciado ao começar todos os sacrifícios, onde a faca é necessária.

Esu Élébó: É o carregador de todos os Ébo.

Esu Odusô ou Olodu: É ele que tem seu rosto retratado no Opon Ifa, e vigia o Babalawo para que este não minta; é o que vigia os oráculos (Opélé-Ikin-Erindilogun).

Esu Elepo: É ele que recebe o sacrifício do azeite de dendê.

Esu Inã: É um dos aspectos mais importantes deste Esu primordial, é presidir o Ipade, sendo o dono do fogo. É a Esu Inã que os Babalorisa/Iyalorisa se dirigem no começo do Ipade, uma das mais importantes cerimônias do ritual afro-descendente religioso:

E Inã mojuba
Inã Inã Mojuba Aiye
Inã mojuba
Inã Inã Mojuba Aiye...etc.